Aceitar e fechar

Agosto, mês das vocações no Brasil

Este mês é dedicado à celebração das diversas vocações na Igreja.

26.08.2024 | 3 minutos de leitura

Agosto, mês das vocações no Brasil

Agosto chega trazendo consigo um convite especial para a oração, reflexão e ação em torno das vocações dentro das comunidades religiosas brasileiras. Este mês é dedicado à celebração das diversas vocações na Igreja, com o tema deste ano sendo “Igreja como uma Sinfonia Vocacional” e o lema “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (Mt 9, 38).

Tema e Lema
De acordo com o padre Guilherme Maia Júnior, assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, o tema deste ano se baseia na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações de 2023. “A Igreja como uma sinfonia vocacional” representa a ideia de que cada membro da Igreja contribui com sua própria ‘nota’ e ‘tom’ para formar uma grande harmonia no trabalho pastoral, refletindo sobre a vocação individual à qual Deus chama cada um. O lema “Pedi, pois, ao Senhor da Messe”, extraído do Evangelho de Mateus 9,38, sublinha a importância da oração como o primeiro passo no discernimento vocacional, pedindo a Deus que envie trabalhadores para Sua Messe.

Programação e Eventos
No Santuário Santa Rita de Cássia - Curitiba, a abertura do Mês Vocacional será no dia 3 de agosto com a Santa Missa às 19h. Após a missa, a comunidade é convidada a participar do Terço Luminoso, organizado pelo Movimento do Terço das Mulheres, Terço dos Homens e pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV), na Praça Alfredo Hauer, em frente ao Santuário.

Cada domingo de agosto publicaremos nas redes sociais um material dedicado a refletir sobre uma das vocações da Igreja:
  • 1º domingo: Vocação Sacerdotal
  • 2º domingo: Vocação Matrimonia
  • 3º domingo: Vocação à Vida Consagrada
  • 4º domingo: Vocações Leigas

O encerramento do Mês Vocacional ocorrerá no dia 31 de agosto com uma Santa Missa às 19h.

Identidade Visual e Mensagem
A identidade visual para o Mês Vocacional deste ano é inspirada pelo convite do Papa Francisco para que a Igreja seja uma “Sinfonia Vocacional”. A arte representa a ideia de movimento e leveza, evocando música e dança, com uma partitura que simboliza a harmonia das vocações distintas unidas em um só propósito: irradiar a vida nova no Reino de Deus.

O design inclui uma partitura que representa os vocacionados como notas musicais e círculos que simbolizam a fraternidade e a saída de modelos tradicionais para um movimento mais inclusivo e horizontal. O coração exposto de Jesus reflete o Ano Vocacional vivido pela Igreja no Brasil, e o telhado abaixo da torre simboliza a casa, ou seja, a igreja doméstica e a família. O relógio destacando a hora dedicada a Nossa Senhora (18h) reforça o papel de Maria como a vocacionada por excelência e convida todos a integrar-se na sinfonia da vocação.

Esta arte visa lembrar a todos que cada vocação é uma parte essencial de uma grande sinfonia, uma única canção em Cristo.

_____________________________________
Santa Missa de abertura do mês vocacional:
03 de agosto às 19h

Terço Luminoso
03 de agosto às 20h

Santa Missa de encerramento do mês vocacional
31 de agosto às 19h

Fonte: CNBB