As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 

FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS

A nossa Igreja Católica aqui no Brasil, por meio de CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) promove desde 1964 a Campanha da Fraternidade, sempre com um tema central e um lema extraído da Bíblia.

Notícias

02.04.2019 | 4 minutos de leitura

FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS

A nossa Igreja Católica aqui no Brasil, por meio de CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) promove desde 1964 a Campanha da Fraternidade, sempre com um tema central e um lema extraído da Bíblia. Essa campanha acontece sempre durante o tempo quaresmal. Conforme o Papa Francisco, a quaresma é tempo favorável para os cristãos saírem da própria alienação existencial. A superação dessa alienação deve acontecer a partir da Palavra de Deus que nos conduz pelos caminhos das obras de misericórdia (corporais e espirituais), itinerários para uma vida plena, desviando-nos de uma vida alienada e de morte.

 

A Campanha da Fraternidade de 2019 tem como tema: FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS, e como lema: Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27). A proposta é entender, resgatar e fortalecer a política enquanto cuidado da cidade, que está para além e para aquém dos partidos políticos. Ainda para o Papa Francisco, a política é a forma sublime de exercer a caridade.

Políticas Públicas são ações e programas que são desenvolvidas pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal, onde no parágrafo único do artigo 1º diz que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos. Políticas Públicas são ações discutidas, decididas, programadas e executadas em favor de todos os membros da sociedade e podem ser ações de governo (temporário) ou de Estado (permanentes). Representam soluções específicas para necessidades e problemas da sociedade por meio de plebiscitos, referendos, projetos de lei... Sem a democracia e a participação da sociedade, as Políticas Públicas tendem a refletir mais a força do mercado, de um grupo político... Esta Campanha da Fraternidade que ser propositiva no sentido de, a partir de uma participação consciente, propor politicas que assegurem os direitos sociais aos mais frágeis e vulneráveis, afinal ela apresenta meios para concretizar o projeto de Deus, que o próprio Jesus nos indicou o caminho da justiça e da salvação: “Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso (Lc 6.36). São justamente por conta de ideologias vazias, excludentes, situações de morte que devemos propor um modelo de comportamento, a fim de enriquecer o debate dos projetos e a eficácia das Politicas Públicas atuais. O Texto Base da campanha vai reforçar o valor e a importância que nós, cristãos católicos devemos dar à Doutrina Social da Igreja, que nasce das Sagradas Escrituras e da fé viva na Igreja, não sendo apenas uma teoria social e que nos alerta para uma participação ativa e consciente dos cristãos leigos e leigas que devem estar presentes no vasto mundo da política. Pode-se dizer que Cristo estará presente nesse meio se os cristãos estiverem lá.

A Campanha da Fraternidade quer ajudar a construir uma cultura de fraternidade, apontando os princípios de justiça, denunciando ameaças e violações da dignidade e dos direitos, abrindo caminhos de solidariedade. A vida fraterna é a síntese do Evangelho quanto às relações humanas e testemunha a nossa dignidade como verdadeiros filhos e filhas de Deus e para tanto propõe como objetivo geral estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade.

Que possamos nos colocar a disposição desta convocação que nos é feita, para testemunharmos o Santo Evangelho no nosso dia a dia, pois é aí que devemos ser verdadeiras testemunhas de Jesus Cristo. Que por intercessão de Santa Rita de Cássia tenhamos a coragem de seguirmos Jesus Cristo não com tantas palavras, mas, sobretudo com ações sócio transformadoras.

Diácono Ney Guimarães.

 

Mais Notícias
 
 
Copyright © 2025 - Santuário Santa Rita de Cássia.
Todos os direitos reservados, navegando no site você aceita a nossa política de privacidade.
Desenvolvido com por Desenvolvido com amor Agência Arcanjo
X Fechar

Notice: Undefined index: idioma in /home/santarita/public_html/pg/includes/footer.php on line 142

Notice: Undefined index: in /home/santarita/public_html/pg/includes/footer.php on line 142