O Responsório de Santa Rita
Quando iniciei a prática da oração da Novena de Santa Rita (há pelo menos vinte e dois anos), a linguagem antiga do texto me incomodava um tanto.
08.04.2019 | 4 minutos de leitura

Quando iniciei a prática da oração da Novena de Santa Rita (há pelo menos vinte e dois anos), a linguagem antiga do texto me incomodava um tanto. Não por isso (mas a pedido de outro sacerdote), nosso querido e saudoso Padre Dr. Affonso Robl, scj) nos brindou com breve atualização das orações, numa linguagem mais moderna, mais atual.
É claro que não se "mexeu" no conteúdo precioso das orações, mas o texto ficou mais compreensível para nós, leigos, que procuramos entender integralmente o sentido das palavras e aquilo que elas nos remetem.
Desta sorte, também fiz simples pesquisa acerca da linguagem recorrente no Responsório de Santa Rita, e hoje ouso transcrevê-la neste livro.
O Responsório começa assim: "De Rita milagres buscas: (aí não tem segredo, vamos pedir intercessão à poderosa dos casos impossíveis, buscando um milagre divino). Febre, peste purulenta, (que contém pus; que segrega pus, sórdido, infecto, podre). Situação de extrema necessidade, diante de gravíssimo estado de saúde, (por exemplo).
Chagas, dor, morbos, (achaque, afecção, doença, enfermidade, mal, moléstia, padecimento), demônios, trovões., granizo afugentas (ela repele, afasta, põe em fuga, e todos esses males Santa Rita faz desaparecer, intercedendo por nós).
Cegos vem, surdos ouvem, coxos andam, mudos falam, (os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressucitados, e aos pobres é anunciado o Evangelho (Mateus 11,5). Filhos tem que pede prole, (descendentes, descendência, estirpe, família, filiação, geração, posteridade).
Realmente, já tive oportunidade de atestar que da dificuldade comprovada de uma mulher em ter filhos, hoje é uma mãe feliz e abençoada, pelas orações repletas de fé, dirigidas a nossa Padroeira.
Da campa (sepulcro, cova, jazigo, sepultura, laje de sepultura, pedra que cobre a sepultura); mortos se abalam (significa, mais ou menos em linguagem poética, que até os mortos se agitam, se comovem, se impressionam, diante da força intercessora desta Santa).
Nem terremotos mal fazem, nem fulmíneas labaredas, (relativo ao rario, brilhante e destruídor. Que reduz a nada, que aniquila. Fulminar: punir ou castigar com extremo rigor). De fato, nada poderá nos derrotar quando estamos com Deus. Incêndios; perigos cessam, cadeias (cativeiro, escravidão, sujeição, grilhões, servidão, ou qualquer espécie de repressão física ou psíquica); e insídias afastas (significando que Santa Rita afasta de nós as ciladas, o traiçoeiro, o pérfido, as emboscadas).
De Santa dos Impossíveis, a Rita chamam hispanos (entendo que o sentido aí se diz ao imenso número de pessoas e a grande influência entre os povos que "clamavam" e "clamam" pela intercessão da Santa diante do "impossível").
Milagres, que estranhos narrem, apregoem cassianos (a conclusão mais próxima que aqueles de fora do povoado, ou aquele acontecimento misterioso, enigmático, anormal, que fosse contado ou vivido, e merecido os favores de Santa Rita, tais prodígios de fato, deveriam, ser proclamados, testemunhados, declarados em público pelos moradores de Cássia) - os cassianos.
Então, literalmente poderíamos rezar o Responsório assim: Pela interessão de Santa Rita, espero em Deus alcançar os milagres que ora busco. Ela afasta de mim a febre, as doenças, a dor, os demônios, trovões e chuva de pedras. Porque está escrito que os cegos enxergarão, os surdos ouvirão, os paralíticos andarão e os mudos hão de falar. Aqueles que desejarem terão seus filhos e descendência, pois até os que morreram se deixam comover pelo amor de Rita ao Cristo.
Nem os terremotos ou os raios que aniquilam, mal algum hão de fazer-me. Os incêndios, os perigos, a prisão e a cilada traiçoeira. Rita há de afastá-los de mim. Todo o povo de Deus a chama de Santa dos Impossíveis, pois podem pessoas estranhas, diferentes ou fatos extraordinários acontecerem, mas a população de Cássia vai proclamar publicamente que isto é verdadeiro.
PAZ E BEM!
Sônia Elizabeth Allegretti
- Retiro Cassiano, um encontro de fé e espiritualidade em CuritibaO ano de 2025 será marcado por celebrações inesquecíveis no Santuário das Rosas! Prepare-se para vivenciar momentos de fé, espiritualidade e ale...
13.01.2025 | 3 minutos de leitura
- Dezembro no Santuário
03.12.2024 | 2 minutos de leitura
- Programação especial de Natal no Santuário das RosasNeste Natal preparamos uma programação especial para celebramos o nascimento do Salvador.
29.11.2024 | 3 minutos de leitura
- Novembro: Acontece no Santuário das RosasFique por dentro do que acontece no mês de novembro no Santuário.
11.11.2024 | 1 minutos de leitura
- Outubro: mês missionárioA Igreja dedica o mês de outubro à reflexão e à ação missionária.
03.10.2024 | 3 minutos de leitura
- Semana Nacional da VidaUma Reflexão Sobre o Valor da Vida e a Importância dos Idosos
30.09.2024 | 3 minutos de leitura
- Santa Missa do Dia Mundial do Migrante e do RefugiadoPara celebrar a data, uma Santa Missa será realizada no Santuário às 17h do dia 29, domingo.
26.09.2024 | 6 minutos de leitura
- Festa das CapelinhasMovimento das Capelinhas: Tradição e Evangelização
26.09.2024 | 2 minutos de leitura
- Passeio Ciclístico de PrimaveraPasseio acontece no dia 22/09, primeiro dia da primavera 2024.
16.09.2024 | 2 minutos de leitura
- Setembro: Mês da Bíblia“Porei em vós o meu espírito e vivereis” (cf. Ez 37,14)
10.09.2024 | 2 minutos de leitura