Aceitar e fechar

Santuário recebe a relíquia de Carlo Acutis

Santa Missa será presidida pelo Pe. Fábio Vieira, um dos principais divulgadores da devoção ao beato no mundo.

26.08.2024 | 3 minutos de leitura

Santuário recebe a relíquia de Carlo Acutis

O Santuário recebe, nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, uma relíquia de primeiro grau (um fragmento corporal) do jovem beato Carlo Acutis.

Acutis - que tem uma grande identificação com o público jovem católico - foi beatificado após a Igreja Católica reconhecer um milagre atribuído a ele verificado no Brasil, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Vida e fé O beato é considerado “ciberevangelista” e “padroeiro da internet”. Como explica o portal Vatican News, site de notícias do Vaticano, Carlo Acutis é associado à internet porque “usava as redes para evangelizar e tinha conhecimento de ciência da computação muito acima da média para garotos da sua idade e para quem não possuía estudos específicos sobre o assunto”. O jovem manifestou fragilidade da saúde em 2006, e, após o diagnóstico passou por uma leucemia fulminante sendo que, “com total confiança, entregou a Deus o pouco tempo de vida que lhe restava”. Faleceu aos 15 anos no dia 12 de outubro de 2006 e foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020.

Relíquia em Curitiba

A apresentação da relíquia do beato ocorrerá durante a celebração da Santa Missa, no Santuário Santa Rita de Cássia [Padre Dehon. 728. Hauer, em Curitiba] às 19 horas. A missa será presidida pelo Padre Fábio Vieira, da diocese de Corumbá (MS), um dos principais divulgadores do apostolado do beato Carlo Acutis em todo o mundo. Padre Fábio Vieira é diretor espiritual do Apostolado Carlo Acutis no Brasil e Pároco-reitor do Santuário Nossa Senhora dos Remédios no município de Ladário, em MS. Teve a possibilidade de viver um período com a família de Carlo Acutis na cidade de Assis, na Itália, e foi um dos responsáveis pelo processo de beatificação do jovem e participou das audiências na Congregação pelas Causas dos Santos. Lá escreveu a obra “Foi Carlo”, publicada pela editora Quadrante, lançado em 2021, no qual narra a experiência de ter vivido com a família. De acordo com o Pároco-reitor do Santuário Santa Rita de Cássia, Nilson Helmann SCJ, “o milagre para a canonização do beato já foi aprovado pelo Vaticano e que o mesmo será proclamado santo no próximo ano, durante o jubileu”. E continua: “Ter as relíquias do anjo da juventude em nossa paróquia santuário é uma grande benção; sua vida nos recorda que viver o evangelho nos transforma e transforma o mundo”, destaca o sacerdote. Atualmente, o corpo de Carlo Acutis está exposto para veneração no Santuário da Espoliação, em Assis. Seu corpo, preservado de maneira extraordinária, está vestido de maneira simples, refletindo sua vida de humildade e devoção: jeans, camiseta e um rosário nas mãos.

Mais recentemente, em maio de 2024, um segundo milagre, ocorrido na Costa Rica, foi reconhecido, abrindo caminho para sua canonização em 2025, quando será oficialmente proclamado o primeiro santo da geração "millennial".

Relacionamento com a imprensa:

Mem Comunicaçã.santuariosantaritadecassia.com.bro - www.memcomunicacao.com.br

Fonte: Pascom/Santa Rita / VaticanNews
Foto: Divulgação / Pastoral da Comunicação (PASCOM) do Santuário Santa Rita de Cássia