Aceitar e fechar

Setembro: Mês da Bíblia

“Porei em vós o meu espírito e vivereis” (cf. Ez 37,14)

10.09.2024 | 2 minutos de leitura

Setembro: Mês da Bíblia

Desde 1971, a Igreja Católica no Brasil dedica o mês de setembro à celebração da Bíblia, promovendo um tempo especial de reflexão e estudo das Sagradas Escrituras. A escolha de setembro se dá em virtude do Dia da Bíblia Católica, celebrado no dia 30, em homenagem a São Jerônimo, patrono das Sagradas Escrituras. Foi ele quem traduziu a Bíblia do grego e hebraico para o latim, no século IV, criando a versão conhecida como Vulgata, que se tornou a tradução oficial da Igreja por mais de mil anos. A obra de São Jerônimo desempenhou um papel crucial na difusão das Escrituras e na formação da doutrina cristã.

O tema deste ano é o Livro do Profeta Ezequiel, um dos grandes profetas bíblicos, cujas mensagens revelam ensinamentos profundos sobre a justiça divina, a responsabilidade individual e a esperança de renovação. Um dos trechos mais emblemáticos é a visão do vale de ossos secos que ganham vida (Ezequiel 37), simbolizando a promessa de um novo começo.

O lema que acompanha esta reflexão é: “Porei em vós o meu espírito e vivereis” (cf. Ez 37,14). Segundo Dom Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, vivemos tempos de desafios profundos, e é fundamental permitir que o Senhor nos alcance por meio do Espírito Santo. Este Espírito nos transforma, capacitando-nos a anunciar a Palavra de Deus e nos concedendo sabedoria e entendimento para melhor meditarmos sobre ela.

Em síntese, as mensagens contidas no Livro de Ezequiel trazem conforto e esperança, ressaltando a certeza de que, mesmo em meio às adversidades, existe uma promessa de renovação e restauração. A Palavra de Deus deve ser nosso alimento diário, iluminando nossos passos e nos afastando do pecado. Ao nos nutrirmos da Escritura, somos conduzidos pela luz de Cristo em direção à Eucaristia.

Formação bíblica:
O Santuário Santa Rita de Cássia promove no dia 19/09/24 (quinta-feira) com início às 20h uma formação bíblica aberta a toda comunidade sobre o Livro de Ezequiel. Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, será o formador. Para participar, faça sua inscrição na secretaria paroquial ou no formulário abaixo, é gratuito e certamente trará bons frutos no entendimento do livro de um dos profetas mais emblemáticos do primeiro testamento.

A inscrição é importante para podermos organizar o espaço da formação e acolhida.

Inscrições: https://forms.gle/TnDAM7c95ktbB3bc9

Fonte: Pesquisas PASCOM/Santa Rita, sites CNBB e Paulus