Novena perpétua

Toda quinta-feira é dia de novena perpétua em honra a Santa Rita de Cássia.

Horários: às 09h, 16h e 19h.

Ao longo dos anos a novena em Honra a nossa padroeira foi sendo aperfeiçoada. De início era rezada somente por um grupo de devotos do bairro. Em seguida, começou-se a rezar antes das missa nas quintas-feiras, mas muitos devotos se retiravam ao término da novena, deixando de participar da Santa Missa. Posteriormente a novena foi desmembrada em partes e inserida na missa, como é realizada até os dias de hoje.

Santa Rita levou uma vida virtuosa em busca da Santidade e por isso é um modelo para cada um de nós. Em cada dia da novena meditamos uma virtude relacionada a vida da Santa das Causas Impossíveis.

Primeiro dia – Virtude da Fé: Desde a sua infância, Rita demonstrou uma fé enraizada em Cristo. Na juventude e idade madura enriqueceu a própria vida e de quem convivia com ela com essa virtude da fé, que é dom de Deus, mas precisa ser alimentada com a oração constante.

Segundo dia – Virtude da Justiça: A justiça é a virtude que nos inclina a dar a Deus e ao próximo o que lhes é devido, tanto individual como socialmente. Santa Rita foi ensinada desde a tenra idade na ajuda de famílias com dificuldades no relacionamento. Seus pais eram Juízes de Paz e com eles, ela aprendeu o caminho da justiça e da reconciliação.

Terceiro dia – Virtude da Humildade: Nenhuma virtude se sustenta em cima do orgulho, pois acaba deixando de ser virtude. Humildade não é pensar menos de si mesmo. É, na verdade, a pessoa ter uma visão clara e realista da sua dependência de Deus. Assim foi Santa Rita, nunca se ouviu dizer que ela se vangloriou das próprias virtudes, pelo contrário, reconhecia suas limitações e queria identificar-se cada vez mais com Cristo.

Quarto dia – Virtude da Esperança: Mesmo conhecendo as limitações do seu esposo, com caráter difícil e também dos filhos, com dificuldade de perdoar os assassinos de seu pai, ela esperou em Deus a solução de tais dificuldades.

Quinto dia – Virtude da Coragem: A coragem é uma força da alma, e não uma força física, é a coragem da brandura, da docilidade, que foi a coragem de Cristo. É preciso ter coragem de olhar para si mesmo, conhecer-se profundamente e reconhecer nossos pecados. Vemos em Santa Rita tal virtude em todos os estados de sua vida, ela assumiu com coragem cada etapa e exercitando a virtude da coragem, alcançou o grau máximo da vida cristã que é identificar-se com Cristo.

Sexto dia – Virtude da Paciência: A bíblia chama essa virtude de longanimidade. Trata-se da capacidade de experimentar desconforto e dificuldades de toda a ordem sem murmurar contra Deus. Não se tem nenhum registro de murmúrio ou reclamação da parte de Santa Rita em qualquer momento de sua vida. Sua capacidade paciente sempre encantou a todos.

Sétimo dia – Virtude da Obediência: Santa Rita exercitou essa virtude já no berço familiar. Seus pais já em idade avançada queriam a continuidade da família e o cuidado dela, Rita mesmo querendo consagrar-se na vida religiosa, obedeceu aos pais e se casou. Mais tarde sendo ouvida e tendo perdido os filhos, obedecendo ao chamado que Deus tinha colocado em seu coração, ingressou no convento e lá também sempre foi obediente.

Oitavo dia – Virtude do Perdão: A capacidade de perdoar é uma virtude profundamente cristã. Rita não somente perdoou os assassinos de seu marido, mas procurou convencer seus filhos a perdoarem também. Ela pode ser chamada de intercessora da reconciliação.

Nono dia – Virtude da Caridade: A caridade é a mãe de todas as virtudes, onde houver caridade lá estará também as outras virtudes. Santa Rita é exemplo para nós pois seu amor sem reservas ficou sinalizado em sua fronte. Ela quis identificar-se tanto com o Amado Jesus Crucificado que, por quinze anos, até a sua morte, levou consigo o sinal da caridade e paixão do Senhor. Tal virtude, infusa em nosso batismo, pode frutificar ainda mais em nós se nos abrirmos à graça de Deus e aos irmãos mais necessitados.

Venha você também participar de nossa Novena Perpétua, e pedir a intercessão de Santa Rita, para que cada dia possamos caminhar mais próximos de Jesus e levarmos seus modelos e virtudes para nossa vida.

Para os devotos que nos acompanham de outras regiões, fazemos a transmissão ao vivo da Santa Missa com Novena, todas as quintas-feiras às 19h na TV das Rosas, no Youtube.

Notice: Undefined index: idioma in /home/santarita/public_html/pg/includes/footer.php on line 142

Notice: Undefined index: in /home/santarita/public_html/pg/includes/footer.php on line 142